[Resenha] O Projeto Rosie por Graeme Simsion

Título: O Projeto Rosie (The Rosie Project)
Autor: Graeme Simsion
Editora: Galera Record
Gênero: Romance
Ano: 2013
Paginas: 320
Classificação: 4/5


Sinopse: Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer ás suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas . E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório - um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil- o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser novas regras.


Resenha: Don Tillman, de trinta e nova anos, prestes a fazer quarenta e geneticista que dá aula em uma universidade da Austrália, com uma rígida rotina diária, de atividades previamente programadas, um cardápio que se repete semanalmente e uma inabilidade social incrível. Um nerd high-tech, que tem apenas dois amigos, Gene e Claudia, que são casados e trabalham na mesma universidade que ele. 

Don não é uma pessoa tímida, mas o que o impede de ter uma namorada é a sua falta de empatia e ser inapropriado socialmente. 

À procura de uma parceira, Don desenvolve o "Projeto Esposa", com perguntas que o ajudem a reconhecer a Parceira Ideal, sempre muito exigente para selecionar candidatas compatíveis, e não obtendo bons resultados, Gene tenta ajuda-lo enviando então Rosie, o oposto de Don, que se sente muito atraído por ela, e no primeiro encontro, acontece um desastre, o que é comum na vida de Don, por falta de comunicação adequada e compreensão no restaurante, eles então vão ao apartamento dele, onde Don instantaneamente avalia Rosie como não compatível.

" - As dificuldades são inevitáveis - contra-argumento. - Grandes projetos exigem persistência.
- Guarde isso para algo que importe para você."

O relacionamento de Rosie e Don, começa com um interesse científico, e ela se torna mais uma amizade para a curta lista dele, é agradável. Don é engraçado, realista e honesto, e pela falta de filtro e ser extremamente excêntrico, ele é responsável por muitas cenas embaraçosas. 

" - Quer uma cerveja? - perguntou ela. Uma cerveja! Às 3h. Ridículo.
 - Sim, por favor."

Os outro personagens são muito importante desenvolvimento e o amadurecimento do personagem principal, dentro da necessidade do enredo. Principalmente Claudia, que alem de ser super paciente, o aconselha para se tornar uma pessoa aceitável para si mesmo e a sociedade.

 Com alguns fatos marcantes e memoráveis, uma comedia romântica diferente do que estou acostumada, e se você que ler algo divertido esse livro é muito bem recomendado! Curioso, fantástico e comovente.

2 comentários:

  1. Oiiii indiquei seu blog para o selo The Versatile Blogger Award dá uma olhadinha lá no blog bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, obrigada, muito gentil, eu não sabia o que era. Beijos

      Excluir