[Resenha] O Futuro de Nós Dois por Jay Asher, Carolyn Mackler

Título: O Futuro de Nós Dois
Autor: Jay Asher, Carolyn Mackler

    Editora: Galera Record
      Gênero: Young Adult/Romance
        Ano: 2013
        Paginas: 384

          Classificação: 4/5



          Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...


          Resenha: O livro conta a historia de Emma e Josh, vizinhos e melhores amigos desde a infância, após Emma ganhar  um computador de presente, Josh lhe dá um CD da AOL, onde ela pode navegar na internet. A amizade dos dois ficou um pouco abalada por um equivoco por parte de Josh, o distanciamento entre eles, e os momentos juntos se tornam constrangedores, até que Emma acha uma pagina na web chamada Facebook.

          Eles estão em 1996, e acessando sua páginas no facebook, é possível ver o futuro, e isso faz com que passem mais tempo juntos, assim quebrando o gelo, e instabilizando a amizade. Mas agora que podem ter informações de seu futuro, (dali a quinze anos) tudo o que fizerem no presente pode mudar. Pensar, falar e atos impensados no presente, tem grandes consequências no futuro de Emma e Josh.
          “Mesmo que eu tente fazer tudo certo, o efeito de reverberação é inevitável. Tudo mudou no momento em que Emma descobriu o Facebook."

          Emma está no segundo ano do ensino médio e é o típica adolescente superficial, tudo o quer é "namorar" os garotos mais bonitos e sarados da escola, se tornar atleta, e tudo o que vê na rede social, que não gosta em sua vida do futuro, tenta mudar imediatamente. 

          Josh vê que seu futuro será surpreendente, ele se casará com a menina mais desejada da escola, Sydney Mill, e decide não mudar nada. Ele é um anos mais novo, e é do tipo mais racional e tranquilo, gosta de andar de skate com seu amigo, e é totalmente despreocupado.

          “E talvez eu também tenha uma vida boa, mas nunca mais vou encontrar outra pessoa como Josh. Josh é adorável e bondosa, e ele me conhece melhor do que ninguém. Ele sabe quem eu sou de verdade, e ele gosta de mim por quem sou. Josh é... Josh. E agora eu o perdi. Aperto o rosto molhado contra o travesseiro. Então, ficar com o coração partido é assim.”

          A narrativa é alternada entre Emma e Josh, em alguns dos capítulos, os pensamentos sobre determinado assunto, são muito parecidos, e vemos a compatibilidade dos personagens quando eles concordam. Adorei o livro, Jay Asher, o aclamado autor de 'Os 13 porquês', escreve muito bem, e tem uma forma muito leve e engraçado de falar com os jovens.

          O tema abordado no livro é muito interessante, pois fala sobre as coisas banais postadas nas redes sociais, e como as pessoas esquecem de viver o presente. (Ou algo assim).

          Mas estou começando a me perguntar se isso realmente não tem a ver com o futuro. Talvez tenha tudo a ver com o que acontece agora.

          Como eu amei a trilha sonora do livro, simplesmente maravilhosa, confira:

          Basket Case - Green Day
          Crash Into Me- Dave Matthews Band
          Walking On Sunshine- Katrina & The Waves
          End Of The Road - Boyz To Men

          2 comentários:

          1. Eu li esse livro super rápido, e é incrível como ele fala das nossas escolhas sem parecer algo clichê! Ele não tem aquele peso de "isso é errado", "aquilo vai te fazer mal", é mais com o escolher ser feliz e tomar a decisão que você acha melhor, sem se preocupar com o que os outros pensam! Adorei!

            ResponderExcluir
            Respostas
            1. Olá Ana,
              É realmente muito bom, o primeiro que li do Jay Asher, e achei incrível, gostei da escrita.
              Beijos.

              Excluir